sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Café Salgado


Apresento abaixo um texto que li em inglês, achei bonito e resolvi traduzir pra publicar aqui.

O café salgado

Ele a conheceu numa festa.
Ela era tão fora de série, havia tantos rapazes cortejando-a...
Enquanto ele era tão normal que ninguém prestou atenção nele.
Ao final da festa ele a convidou para tomar um café.
Ela foi surpreendida e aceitou por educação.

Eles foram numa boa cafeteria.
Ele estava tão nervoso que mal conseguia falar.
Ela estava desconfortável, pensando: por favor, me leve pra casa...
Repentinamente ele pediu à garçonete:
- Podes por favor me trazer um pouco de sal? Eu gostaria de colocar em meu café.

Todos olharam pra ele, diante de tão estranho pedido.
Ele ficou vermelho, mas mesmo assim pôs o sal no café e bebeu.
Ela perguntou, curiosa:
- Porque você tem esse costume?
Ele respondeu:
- Quando eu era criança morava perto do mar. Adorava brincar no mar, sentir o sabor do mar.
- É como o sabor do café salgado. Agora toda vez que eu tomo café salgado, eu sempre me lembro de minha infância, de minha cidade natal. Sinto muitas saudades de minha cidade natal e de meus pais, que ainda vivem lá.
Enquanto dizia isso seus olhos se encheram de lágrimas.
Ela ficou profundamente tocada.

Ela pensou: Este é um sentimento verdadeiro, do fundo do coração. Um homem que consegue falar de suas saudades de casa. Deve ser um homem caseiro, que adora sua casa, cuida e tem responsabilidade quanto a sua casa.

Então ela começou a falar.
Falou sobre sua cidade natal distante, sobre sua infância, sua família.
Foi uma gostosa conversa para ambos e também um belo começo da história deles.

Eles continuaram a se encontrar.
Ela percebeu que ele era um homem que atendia a todas as suas expectativas...
Ele tinha tolerância, era generoso, gentil, carinhoso e cuidadoso.
Ele era tão bem apessoado e ela quase o havia perdido sem o conhecer!!
Bendita xícara de café salgado!!
Daí pra frente a história continuou como toda bela história de amor.
A princesa casou-se com o príncipe e eles viveram felizes para sempre.

E, toda vez que ela fazia café para ele, ela colocava um pouco de sal no café, porque ela sabia que ele gostava assim.

Depois de 40 anos, ele faleceu.
Ele deixou para ela uma carta que dizia:
- Minha amada, por favor me perdoe. Perdoe minha mentira de toda uma vida.
- Esta foi a única mentira que eu disse a você. Sobre o café salgado.
- Lembra-se de nosso primeiro encontro? Eu estava tão nervoso naquele dia...
- Na verdade eu queria um pouco mais de açúcar, mas acabei falando sal.
- Foi difícil mudar o pedido e decidi seguir adiante... nunca pensei que isso poderia ter sido o início de nossa comunicação.

- Tentei lhe dizer a verdade muitas vezes, mas fiquei com muito medo.
- Isso porque eu havia lhe prometido não mentir a você por nenhuma razão.
- Agora estou morrendo, e não temo mais nada, então resolvi lhe contar a verdade.
- Eu não gosto de café salgado. Tem um gosto estranho e ruim...

- Mas tomei café salgado por toda a nossa vida juntos!
- Desde que te conheci, nunca me arrependi de nada que fiz por você!
- Se eu puder viver uma segunda vez, ainda vou querer te conhecer e estar junto de ti por toda a minha vida, mesmo que eu tenha que beber café salgado novamente!

As lágrimas dela molharam toda a carta...

Um dia, alguém lhe perguntou:
- Qual o sabor do café salgado?
Ela respondeu:
- É doce...

* Amar não é esquecer e sim perdoar
* Amar não é meramente ver mas compreender
* Amar não é apenas ouvir mas sim escutar
* Amar não é desistir mas sim perseverar

O amor começa com um sorriso, cresce com um beijo e terminha com uma lágrima.

Um comentário:

Raphaela disse...

Aiii que lindo post! Impossivel não rolar lagrimas ao ler.
Perfeito... Amei mesmo!

:D

Beijos querido